Os melhores sites para ler e postar Fanfic

Durante a atualização do site que, como podem ver, está de cara nova, notei que uma das postagens mais acessadas dele é justamente essa. Mas uma postagem de 2014 deixou passar muito informação antiga. Por isso, hoje vamos falar de sites de fanfics para ler e postar!

Fanfics Brasil

Este site está vivo apesar da diminuissão drástica do seu público-alvo. Focado em fãs do RBD, era o site baladeiro para quem queria ler fanfic da banda, mesmo sem saber o que é fanfic na época.

Hoje em dia não recebe tantos visitantes como antigamente, mas vale visitar para ótimas leituras. Caso queira postar, não se preocupe, pode postar de outros fandons sem nenhum problema.

Para se cadastrar lá, basta usar um e-mail válido, CPF para confirmar autoria e ser feliz o/.

Nyah! Fanfiction

A pesar de não estar no topo desta lista, Nyah! é a mais conhecida e veterana. É famosa pela falta de preconceitos sobre temas abordados e por sua constante vontade de ajudar a melhorar o português de seus escritores. Este último fica claro pelo fato de que, ao acessar a página inicial, é visto “curiosidades” sobre como duas palavras parecidas possuem significados e contextos diferentes, por exemplo.

Foi criada em 2005 e creio que este seja o primeiro site brasileiro voltado para fanfics em geral e que permanece firme e forte. Em minha humilde opinião, é um excelente lugar para postar Fanfic, pois há leitores para todos os gostos.

MAS ATENÇÃO: O site é um lugar onde o suporte e a ajuda ao português rola a solta, então dê uma olhadinha primeiro nas seções de ajuda da moderação e NUNCA postar sem antes passar aquele pente fino no seu português. A galerinha lá não é exigente, mas eles não leem uma história que, aparentemente, foi escrita sem zelo. Vale observar que lá as fanfics mais comuns são baseadas em Fandons mais famosos, porém, nada te impede de postar uma original e fazer sucesso.

Para se cadastrar, basta ir ao canto superior direito e clicar em cadastro. Use um e-mail válido e tenha uma vida próspera.

Fanfic Obsession

Pouco conhecida, mas tão experiente e veterana quanto a Nyah!. Particularmente só dei um passeio pelo site e uma pequena avaliação me mostrou que há um suporte de coordenadoras e revisoras dispostas a revisar cada capítulo da sua fanfic antes de postá-la. O site também ganha pontos no quesito visual limpo, mas ganha das outras já mencionadas em um quesito bem legal: Fics interativas.

Se você nunca viu uma fanfic que antes de te apresentar o primeiro capítulo abre várias caixinhas perguntando seu nome, nome do seu amigo, etc., então você não sabe como é ter uma história falando de você… Literalmente.

Vou explicar melhor. A característica marcante e sensacional é que, ao clicar em uma fanfic para ler, abre-se uma nova janela em branco e começa a carregar, mas esta janela espera a caixinha de diálogo que se abriu em conjunto ser encerrada ou respondida. Não tenha medo de responder as perguntas, pois suas respostas tornarão a fic muito mais próxima de você do que você imagina. No entanto, essa característica implica em limitar as fics.

Não é qualquer uma que tem esse privilégio, pois deve seguir às regras atentamente. Além do mais, não é o próprio autor que a posta, o que torna tudo um padrão. Mas o melhor disso tudo é que, como a equipe é experiente, quase não vemos pérolas, mas sim, coisas boas. Eu indico para quem quiser ler ou postar uma fanfic interativa. Como sou apegada com os nomes e as características de meus personagens, vou ficar só na leitura mesmo.

Para saber mais, solicite sua página de autora e irá receber em seu e-mail sobre como mandar a sua fanfic e tire bons frutos disso tudo.

Inkspired

Quer um site para te inspirar? Esse é O SITE!

O inkspired é mais do que um lugar para postar fanfics, ele abrange uma grande massa de desenhistas, cartonistas.

Esse site merece um texto só dele, mas aqui vou deixar registrado que ele é, da lista toda, o mais organizado, na minha opinião.

Ah, e vale lembrar que ele tem uma opção maravilhosa de apoio financeiro ao seu autor favorito. Então se o pc de um escritor pifar e ele precisar de ajuda, tudo pode ser feito dentro da plataforma. Bacana, né?

Há sites realmente focados em fandons de filme/série – como Harry Potter – e há outros que tem o mesmo objetivo dos já citados. Com o tempo vou falando deles aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *